Domingo, 16 de Junho de 2019 - Ano 6

Escolas municipais participam de Olimpíada da Língua Portuguesa

5 junho, 2019

Está dada a largada para 36 escolas da rede municipal de ensino que se inscreveram na 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa, que ocorre em todo o país. Até o dia 19 de agosto, as unidades participantes deverão selecionar um representante para concorrer às próximas etapas.

Os estudantes devem produzir textos em diferentes modalidades, conforme a idade e o ano em que se encontram. Para o 5º ano do Ensino Fundamental, o desafio é escrever um poema, para o 6º e 7º, o formato é memória literária. Para o 8º e 9º, crônica. O tema deste ano é “O Lugar em que Vivo”.

Ao longo dos próximos meses, os professores de Língua Portuguesa deverão trabalhar a temática e os estilos de redação com os estudantes, com o objetivo de prepará-los para desenvolver a tarefa. Para isso, a organização da olimpíada, que é de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC) juntamente com o Itaú Social, disponibiliza recursos didáticos e formação aos docentes.

Blumenau participou de todas as edições da olimpíada. “O tema da produção propiciará aos alunos estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania”, afirma a secretária de Educação, Patrícia Lueders. As melhores produções serão selecionadas e representarão as escolas na etapa municipal, que deve ocorrer em setembro. Nessa fase, participarão também escolas estaduais de Blumenau. Com isso, será escolhido o representante da cidade em cada categoria para a etapa estadual.

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith