Quinta-Feira, 21 de Março de 2019 - Ano 6

Retrospectiva Acib 2018

11 janeiro, 2019

Terminamos o ano de 2018 com um marco na história política do nosso país. Os brasileiros que saíram às ruas para protestar contra a corrupção mostraram a sua força nas urnas. O resultado da insatisfação foi confirmado nessas eleições, tanto em âmbito federal quanto estadual. A mensagem é clara: queremos mudança, e agora! Presenciamos a despartidarização e uma onda positiva invadindo o país. O Vale do Itajaí acabou com uma boa representação – com dez eleitos – em âmbito estadual. Na esfera federal, porém, não conseguimos a representatividade que gostaríamos, situação que pode ser superada por termos um governador alinhado ao presidente da República.

O Vale do Itajaí, especialmente, mostrou sua insatisfação, tendo em vista que é uma região que foi sacrificada nos últimos anos. Estamos isolados em termos de infraestrutura e saúde, por exemplo. Os recursos são escassos e demoram para chegar. Os investimentos não acontecem da forma como nossa contribuição econômica para o Estado merece.

Na Associação Empresarial de Blumenau (Acib) tivemos um intenso envolvimento com as causas políticas e econômicas no ano de 2018. Uma das principais ações foi o estudo aprofundado das despesas e da estrutura do Legislativo Municipal e apresentação de uma proposta contendo sugestões para a redução de gastos da Câmara Municipal. Além disso, participamos da elaboração do Voz Única, documento liderado pela Facisc que aponta as principais reivindicações do setor produtivo para o governo eleito. Também tivemos reuniões mensais com o prefeito de Blumenau, por meio do G6, para tratar dos assuntos relacionados a infraestrutura, mobilidade urbana, saúde e desenvolvimento econômico.

Dentro da Acib trabalhamos fortemente no sentido de aproximar a entidade dos seus associados e da classe empresarial como um todo. Fizemos ações como o Acib nos Bairros, para ouvir as demandas dos empresários nos bairros da cidade, e estamos produzindo um plano institucional de marketing. Promovemos diversos eventos visando ao aperfeiçoamento, networking e reconhecimento da classe empresarial. Alguns exemplos são Acib Empreende, Conexão Suécia, Prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo, Internúcleos, palestras com representantes do Bradesco e Banco do Brasil, inúmeros eventos de inovação, entre outros. Falando em inovação, temos acompanhado de perto a construção do Centro de Inovação. A Acib participa desde o início desse projeto e será uma das parceiras do Centro depois de concluído. A previsão é de termos o Centro de Inovação entregue neste ano de 2019.

Diante desse cenário, as perspectivas são positivas para o próximo ano. A crise está finalmente se dissipando. O Brasil volta a gozar de credibilidade e as empresas estão começando a investir novamente. Vemos a taxa de desemprego recuar, mesmo que ainda lentamente. Segundo especialistas, Santa Catarina será um dos oito estados brasileiros a atingir uma recuperação na economia após o período de crise, chegando no próximo ano a um PIB superior ao registrado em 2014.

Por tudo, isso, começamos 2019 com fé no que está por vir. Esperamos que o Brasil volte a trilhar os rumos do desenvolvimento e da confiança. Que os empresários vivam em um cenário menos instável e menos burocrático, para que continuem gerando emprego e renda e fortalecendo nosso país.

Avelino Lombardi, presidente.

Enviado ao SN pelo

unnamed