Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2018 - Ano 6

Merendeiras de Blumenau participam de 1º Concurso de Alimentação Saudável

17 novembro, 2018
Merendeiras de Blumenau participam de 1º Concurso de Alimentação Saudável

O projeto Crescer e Semear irá desembarcar em Blumenau, neste dia 18, para mais uma tarefa saudável. Merendeiras de 13 escolas públicas da cidade, que são atendidas pelo projeto, participarão do 1º Concurso de Preparações Saudáveis das Cozinheiras da SEMED Blumenau, que acontecerá no Greengarden do Bela Vista Country Club, situado à Rua Anfilóquio Nunes Pires, 5300, Bela Vista.

O evento será realizado pelo Instituto Alice Henrique de Campos Gonçalves e visa reconhecer, além do esforço e dedicação das merendeiras, todo o conhecimento adquirido durante os workshops realizados, ao longo deste primeiro ano de implantação do Projeto Crescer e Semear junto à SEMED – Blumenau.

Durante o concurso, as merendeiras serão divididas em equipes, para o preparo de receitas saudáveis com os insumos disponibilizados pela organização do evento. Um júri fará a degustação dos alimentos e escolherá a equipe vencedora.

Autoridades da Prefeitura de Blumenau já confirmaram presença no evento, além de cerca de 120 convidados especiais. Entre eles, o comunicador Marcos Piangers, radialista, apresentador, colunista e escritor com cerca de 250 mil livros vendidos em todo o mundo, além de ministrar palestras em grandes eventos internacionais, que fará uma palestra, durante o tempo de preparação das receitas.

Serviço:
1º Concurso de Preparações Saudáveis das Cozinheiras da SEMED Blumenau
Data: 18 de novembro de 2018.
Horário: Das 10h às 14h
Local: Greengarden do Bela Vista Country Club
Endereço: Rua Anfilóquio Nunes Pires, 5300, Bela Vista
Mais sobre o projeto Cescer e Semear:
‘Crescer e Semear’ é um projeto social, sem fins lucrativos, que tem como intuito mudar a EDUCAÇÃO de nossas crianças por meio da ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SABOROSA. Repensar a alimentação, incentivar hábitos saudáveis e, principalmente, ensinar como se alimentar com saúde e qualidade nutricional. A intenção é ensinar brincando, de uma forma leve, gostosa e divertida!
O que você comeu hoje? Fez uma escolha saudável? Pensou que o que está no seu prato reflete diretamente na sua saúde? E mais, você daria o que está comendo para seu filho ou filha comer? As crianças replicam os hábitos dos adultos e precisamos educá-las quando o assunto é alimentação.

Dados recentes (Outubro/2017) divulgados por especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) estimam que 41 MILHÕES DE CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS ESTÃO OBESAS OU ACIMA DO PESO no mundo. No Brasil, a obesidade cresce cada vez mais e preocupa. Dados divulgados pela ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), a obesidade atinge cerca de 15% das crianças brasileiras.
Nós, profissionais que trabalhamos com a saúde, de forma indireta e direta, temos um papel muito importante na promoção da alimentação adequada e saudável. E foi com a preocupação de tornar a alimentação saudável e de qualidade acessível a todos que em 2014 nasceu o PROJETO ‘CRESCER E SEMEAR’.

O QUE QUEREMOS?
Proporcionar novos saberes, por meio de novos sabores. Apresentar novos alimentos, oferecer aqueles alimentos que já foram esquecidos e reeducar o paladar, com sabores, cores, texturas e muitos nutrientes. Queremos que crianças e adultos comam com consciência e que se alimentem com qualidade para que desenvolvam todas as suas habilidades e potencialidades. Queremos que descubram os deliciosos sabores da alimentação saudável!

COMO FAZEMOS?
O projeto é voluntário e aposta nas oficinas. É o conhecimento na prática. Crianças, merendeiras de escolas e pais de alunos são convidados a por as mãos na massa. A ideia é democratizar a cozinha, despertar nas crianças a vontade de comer de forma saudável e explorar o incrível mundo dos alimentos naturais. Com receitas simples e saborosas, as crianças manipulam os alimentos, aprendem as características de frutas, verduras, legumes, farinhas e outros ingredientes usados nas receitas, e provam as delícias feitas por elas mesmas. O resultado? Elas adoram! Comem e se divertem muito! Acreditamos que para alimentar com qualidade é preciso criar um elo entre escola e casa e, por isso, o projeto também se propõe a ministrar palestras/oficinas com as merendeiras e pais de alunos pra provar que alimentação saudável pode ser simples, acessível e deliciosa.

INCLUSÃO
Já que a ideia é levar alimentação saudável pra todo mundo o PROJETO ‘CRESCER E SEMEAR’ também proporciona que crianças com alergias alimentares possam participar. Muitas receitas não usam ingredientes que causam alergias como leite e seus derivados e ingredientes com glúten. Assim, é possível que crianças com restrições alimentares possam comer a mesma comida de seus coleguinhas, proporcionando integração por meio da alimentação.

QUER NOSSO PROJETO?
Que tal começar a mudar o mundo pela sua cidade? As palestras/oficinas são gratuitas e podem ser ministradas em qualquer lugar do país. Escolas e instituições podem receber o ‘Crescer e Semear’. Os valores gastos com passagens, hospedagem, deslocamento e alimentação são custeados pelo projeto. Arrecadamos fundos com a venda de produtos: camisetas, aventais, livros e apostilas. Nossa lojinha virtual está disponível no site: www.projetocresceresemear.com.br

As escolas e instituições que solicitam o nosso projeto podem ajudar a deixar a oficina mais prática e divertida. Agradecemos se nos auxiliarem com a impressão das cartilhas do ‘CRESCER E SEMEAR’, que serão usadas durante as oficinas e que o público do projeto poderá levar pra casa.
Os ingredientes utilizados nas oficinas, geralmente, são os mesmos já utilizados nas cozinhas das escolas e instituições. Combinaremos os detalhes com antecedência caso seja preciso reforçar algum ingrediente específico para a execução das oficinas.

‘CRESCER E SEMEAR’ PELO BRASIL
O projeto social ‘CRESCER E SEMEAR’ já passou para várias cidades como: Santos, Cubatão, Itirapina, Blumenau, Rio de Janeiro. Em Blumenau,
Agora está rumo à Fortaleza e para 2018 já tem ações agendadas em Uberaba, Piracicaba, Matos Costa e Vera Cruz. Inclusive, em 2018, o ‘Crescer e Semear’ vai ser ampliado para escolas públicas de Blumenau, cidade onde mora a idealizadora do projeto.

QUEM FAZ AS OFICINAS?
O projeto ‘Crescer e Semear’ foi idealizado pela consultora, Lidiane Barbosa. Há 8 anos atua na área da gastronomia funcional, com consultoria de restaurantes, produtos e indústrias alimentícias no Brasil. Ministra aulas em cursos de pós graduação, congressos ligados à área da saúde e workshops pelo Brasil.
“Acredito que minha grande motivação é o desejo de levar saúde por meio da alimentação e educação para as crianças desse país e mudar um pouquinho o cenário que encontramos hoje” (Lidiane Barbosa).

Conheça mais sobre a idealizadora: www.lidianebarbosa.com.br.

ACESSE E CONHEÇA MAIS
Nosso site: www.projetocresceresemear.com.br

Vídeo com fotos do projeto:
www.dropbox.com/s/bbpqd0xogrnm4ry/Crescer%20e%20Semear%20.mp4?dl=0
Mais informações sobre o projeto: acesse: www.projetocresceresemear.com.br

Informações para a Imprensa:
Ana Lima Comunicação – Telefone: (011) 98360-0085
Marcos Kleinmann – Telefone: (47) 9918-7328