Segunda-Feira, 19 de Novembro de 2018 - Ano 6

El Salvador e Guatemala decidem dar “prioridade” à segurança dos migrantes

7 novembro, 2018
El Salvador e Guatemala decidem dar “prioridade” à segurança dos migrantes

O presidente da Guatemala, Jimmy Morales, e o vice-presidente de El Salvador, Óscar Ortiz, decidiram dar “prioridade” à segurança dos centro-americanos que partiram rumo aos Estados Unidos dos países do Triângulo Norte nas caravanas de migrantes nas últimas semanas.

Segundo informou a Casa Presidencial de El Salvador após uma reunião privada entre Morales e Ortiz na noite de segunda-feira, seus governos, junto ao de Honduras, “determinaram como prioridade a segurança dos migrantes e que se estabeleça um protocolo” para trocar informação entre países sobre as condições dos migrantes.

Os governos do Triângulo Norte buscarão, além disso, informação sobre as pessoas que organizaram as caravanas “para que se averiguem os fatos e os responsáveis” do êxodo que começou em Honduras em meados de outubro e foi aderido por salvadorenhos na semana passada.

O encontro entre Ortiz e Morales aconteceu em El Salvador horas depois que o presidente da Guatemala se reuniu com seu homólogo hondurenho, Juan Orlando Hernández, com quem também abordou a situação migratória atual dos centro-americanos.

Cerca de 7.000 pessoas saíram dos países do Triângulo Norte desde o último dia 13 de outubro, fugindo da violência das quadrilhas e buscando uma vida melhor que a que lhes oferecem seus países de origem.

Da EFE San Salvador

Migrante hondurenho com bandeira mexicana em foto de 5 de novembro. EFE/Mario Guzmán