Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2018 - Ano 6

Recreio Cultural apresenta novos estilos musicais aos alunos da Rede Municipal

11 outubro, 2018
Recreio Cultural apresenta novos estilos musicais aos alunos da Rede Municipal

Ao longo do mês de outubro, 12 escolas da Rede Municipal de Ensino recebem o grupo PercuSax Quinteto para um concerto didático. Trata-se do projeto “Pra Ver a Banda Passar: Um Recorte Sobre a História, Instrumentação e o Repertório Tradicional das Bandas de Música no Brasil”, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e que compõe a segunda edição dos Recreios Culturais.

As escolas contempladas são aquelas que possuem bandas escolares, por isso, após as apresentações, os alunos membros das bandas têm oficinas sobre carreira e orientações dos músicos profissionais para instigá-los a investir no caminho da música. “Um dos objetivos do Recreio Cultural é oferecer para as crianças/adolescentes uma oportunidade de musicalização de ótima qualidade, pois um bom repertório musical favorece o processo de construção do conhecimento, oportunizando o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico e o prazer de ouvir um repertório musical diferenciado”, observou a coordenadora de oficinas complementares, Nilzete Teixeira.

A banda PercuSax Quinteto se formou em 2011 e desde então se apresenta em shows e concertos por todo o Brasil, levando música acústica brasileira aos palcos. “Tocamos música brasileira de forma mais genuína, mais clássica como o samba, o choro, o baião. É sempre uma surpresa tocar em escolas, as crianças precisam ouvir algo diferente do que está sempre tocando na rádio e na televisão. Trazemos essa proposta com diferentes estilos e gêneros musicais”, disse um dos integrantes do quinteto, Braion Johnny.

Todos os alunos das escolas podem aproveitar o momento do Recreio Cultural para conhecer de perto instrumentos como trombone, saxofone, flauta, clarinete, sousafone e trompete, além dos instrumentos de percussão. “Os instrumentos são bem legais. Ouço músicas assim desde os 5 anos e gosto bastante”, disse João Vittor Rocha, de 10 anos, aluno do 4º ano do CEM Jardim Iate Clube.

Veja a programação dos próximos consertos:

CEM Armando Cesar Ghislandi: 25/10, às 10h
CEM Tomaz Francisco Garcia: 25/10, às 16h
Clube Ariribá (Seminário de Educação): 26/10, às 8h30 e às 14h
CEM Taquaras: 30/10, às 16h
CEM Vereador Santa: 31/10, às 16h

_____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3363-7144

Diretoria de Comunicação
Estagiária de jornalismo: Beatriz Nunes
Fotos: Celso Peixoto
(47) 3267-7197

www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
www.instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu