Quinta-Feira, 19 de Julho de 2018 - Ano 6

Sustentabilidade: uma ética ambiental que recupera resíduos e retorna para o consumo

9 julho, 2018
Sustentabilidade: uma ética ambiental que recupera resíduos e retorna para o consumo

Discutida em diversas esferas nacionais, um assunto de extrema importância é a “sustentabilidade”. De alguns anos pra cá essa palavra está muito mais presente no nosso cotidiano e na vida de cada um. Seja na atitude de separar o lixo orgânico do reciclável ou, até mesmo, na doação de roupas usadas e no reaproveitamento do óleo de cozinha, por exemplo. A arte de não comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras é o assunto do momento. A sustentabilidade nada mais é que a capacidade de o ser humano interagir com o mundo e, de quebra, preservar o meio ambiente.

Nos dias de hoje as empresas que se destacam pela inovação e empreendedorismo são empresas sustentáveis, que trabalham de forma mais ecológica e tem a sociedade ao lado dela. Melhor ainda é quando nós podemos fazer parte desse benefício. Aquela velha história, que se cada um fizer a sua parte o mundo será um pouco, ou, bem melhor para se viver.

Até as grandes empresas entram nessa onda sustentável e aproveitam a superdemanda para reciclar e reaproveitar. E aí não são apenas papéis e plásticos que são reutilizados e viram matéria-prima. Você já imaginou que resíduos de peixe, não consumidos pelo ser humano, podem ser úteis na nossa vida? Esse benefício transforma restos de peixe, que são descartados por não ter valor comercial, em óleo e farinha. Os dois são excelentes fontes de proteína e energia, ricos em aminoácidos essenciais destinados a formulação de dietas completas para alimentação animal.

O planeta ganha com essa atitude e, se pensarmos na relevância de nosso Estado na indústria da pesca, podemos perceber como essa atitude contribui para reaproveitar os resíduos de peixes, tornando importante algo que seria descartado nos aterros sanitários, ou mesmo atirado ao mar, e, ainda, movimentando a comunidade local com perspectiva de geração de trabalho.

O poder de cuidar! Atitude que está ao alcance de todos. Um valor fundamental que cria locais saudáveis, dinâmicos e prósperos, onde é bom trabalhar, morar e viver.

unnamed

O conteúdo é assinado por Luiz Leme Maciel Júnior, Diretor Regional da Agroforte

Luiz Leme