Sábado, 23 de Junho de 2018 - Ano 6

Campanha de vacinação contra influenza segue até 14 de junho em Itajaí

13 junho, 2018
Campanha de vacinação contra influenza segue até 14 de junho em Itajaí

A campanha de vacinação contra gripe influenza segue até quinta-feira (14) em Itajaí. A decisão da Secretaria Municipal de Saúde segue orientação do Ministério da Saúde, em função das dificuldades de mobilidade enfrentadas pela população devido à paralisação dos caminhoneiros e ao consequente desabastecimento de combustíveis.

Leia mais notícias sobre Saúde

Podem se vacinar gratuitamente na rede pública idosos com 60 anos ou mais, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mulheres que tiveram bebê até 45 dias após o parto, trabalhadores de saúde de órgãos públicos e privados, professores de escolas públicas e privadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.

A vacinação também foi ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde. Na semana passada, Itajaí atingiu 74,2% da meta da campanha. Ao todo, foram aplicadas 28.272 doses em pessoas do grupo prioritário – os que mais se vacinaram foram os idosos, com 87,6%, e os que menos se vacinaram são as gestantes, com 51%.

Crianças, mães no pós-parto e professores também estão com baixa adesão à vacina, com aproximadamente 53% de cobertura no município. Em 2018, Itajaí já registrou seis casos de gripe influenza A (H1N1), sendo cinco em crianças e um em adulto. Os dados reforçam a importância da vacinação desses grupos.

Para o secretário de Saúde de Itajaí, Celso Luiz Dellagiustina, a população do grupo prioritário, considerado mais vulnerável à doença, não deve perder a oportunidade de se imunizar. “Decidimos seguir a orientação do Ministério da Saúde e prorrogar a campanha nesta semana para oportunizar que mais pessoas possam ficar protegidas contra a gripe. Caso ainda sobrem doses, na próxima semana vamos disponibilizar para toda população”, afirma.

A vacinação contra a gripe influenza é oferecida nas unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta-feira.

Quem pode se vacinar:
– Idosos com 60 anos ou mais
– Crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos
– Gestantes
– Mulheres que tiveram bebê até 45 dias após o parto
– Trabalhadores de saúde de órgãos públicos e privados, inclusive dos setores administrativos
– Professores de escolas públicas e privadas, inclusive dos setores administrativos
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas e diabéticas) e outras condições especiais (imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias)
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas
– População privada de liberdade
– Funcionários do sistema prisional

____________________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Transcrição de texto e imagem pelo SN do site https://itajai.sc.gov.br