Quinta-Feira, 13 de Dezembro de 2018 - Ano 6

Itajaí Stopover reduz prejuízo ao meio ambiente ao abolir uso de copos descartáveis

16 abril, 2018
Itajaí Stopover reduz prejuízo ao meio ambiente ao abolir uso de copos descartáveis

A Itajaí Stopover aboliu a utilização de copos plásticos para consumo de bebidas na Vila da Regata nesta edição da Volvo Ocean. Ao invés dos descartáveis, são utilizados copos de polipropileno com valor caução de uso de R$ 5. Os copos podem ser utilizados durante todos os 18 dias e servem também de recordação da passagem da regata de volta ao mundo por Itajaí, mas também podem ser devolvidos pelo mesmo preço após a utilização.

Só no primeiro dia foram utilizados mais de dois mil copos pelos visitantes. Cerca de 1,5 mil estão em uso e apenas 100 copos foram devolvidos de forma definitiva. Júlio Campos, gestor da Meu Copo Eco, projeta que a proposta dos copos reutilizáveis economizará ao menos 500 mil copos descartáveis.

Onde adquirir e como utilizar os copos

O valor calção é cobrado em todos os caixas de bebidas e alimentação na Vila da Regata ou no próprio espaço do Meu Copo Eco, ao lado do Pavilhão Gastronômico. Com o ticket em mãos, os copos são retirados nos bares e também no stand Meu Copo Eco.

A higienização dos copos é feita pela própria empresa durante a festa. “Se seu copo está sujo, ou você quer trocar a bebida sem misturar, basta vir ao nosso espaço e trocar de copo. É bem simples! Mesmo que tenha caído no chão, ou mesmo queira trocar de cor, basta fazer o pedido e trocamos na hora”, explica Campos da Meu Copo Eco. Durante os dias de maior movimento, 12 pessoas chegam a trabalhar no atendimento e higienização do material.

Meu Copo Eco trouxe para a Vila da Regata uma estrutura preparada para higienizar os copos durante os dias de evento. Todo o material para esterilizar os copos para serem reutilizados está disponível para os visitantes acompanharem o processo.

Nas cores branco, verde, rosa, transparente e laranja, os copos são estilizados com imagens da Volvo Ocean Race e de pontos turísticos do Município de Itajaí, como a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e Bico do Papagaio.

Sustentabilidade e mares limpos

A proposta dos copos sustentáveis vem ao encontro da preocupação ecológica com os oceanos da Volvo Ocean Race. Nesta edição, uma equipe estampa a campanha global da ONU Meio Ambiente “Clean Seas: Turn the Tide on Plastic”, em português, “Mares limpos: o mar não está para plástico”.

De boa qualidade e baixa agressividade ambiental, os copos reutilizáveis garantem a Itajaí Stopover um evento limpo ao eliminar os copos plásticos e reduzir o lixo. O material é produzido em Santa Catarina e atende ao tripé básico da sustentabilidade, econômico, social e ambiental.

“Em um ponto a Itajaí Stopover nos serve de inspiração: a sustentabilidade. E nós ficamos realmente inspirados pelo que vimos aqui, no modo como gerenciam as reservas de água para a população”, destacou o CEO da Volvo Ocean Race Richard Brisius na abertura da Vila da Regata nesta quinta (05).

Além dos copos ao valor caução de R$ 5, também são comercializadas cordas personalizadas do evento no mesmo valor para facilitar o transporte. As cordas em diferentes cores não são trocadas, mas podem ser devolvidas.
_______________________________
Secretaria de Comunicação Social
Thiago Caminada

Transcrição  de texto e imagem pelo SN do site https://itajai.sc.gov.br

Demais imagens relacionadas ao texto acesse o link https://itajai.sc.gov.br/noticia/20151/itajai-stopover-reduz-prejuizo-ao-meio-ambiente-ao-abolir-uso-de-copos-descartaveis#.WtIJLC7wbIV