Sábado, 21 de Abril de 2018 - Ano 6

Haitianos procuram vereador em busca de mais auxílios aos imigrantes

16 abril, 2018
Haitianos procuram vereador em busca de mais auxílios aos imigrantes

Os haitianos Mackeli Adeus e Cherilien Sila estiveram dia 13, no gabinete do vereador Cícero Amaro (PSD). O objetivo deles é buscar apoio do Legislativo no acesso dos imigrantes aos serviços prestados pelo município. “Quando a gente chega, encontra muitas dificuldades. É difícil saber a quem recorrer, como funcionam as leis aqui, por isso procuramos a Câmara”, conta Mackeli.

Entre as solicitações feitas por eles, está a de que o município faça um cadastro dos imigrantes que residem na cidade. De acordo com o vereador Cícero, essa reivindicação deve ser encaminhada ao município. “Hoje não há um registro de quantos imigrantes do Haiti moram em Gaspar, e isso iria facilitar a inclusão deles em políticas públicas. E eles vieram aqui em busca de um auxílio nesse sentido”, destaca o parlamentar.

Outra dificuldade é a comunicação. Segundo Mackeli, que já domina bem o português, a maioria dos haitianos ainda não sabe falar a língua, o que dificulta a busca de apoio quando necessário. “Muitos quando ficam doentes nem sabem explicar para o médico o que estão sentindo”, diz ele.

IMG_9073

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vagner Maciel

Comunicação

Fone: (47) 3332-2028.

E-mail: vagner@camaragaspar.sc.gov.br

Câmara de Vereadores de Gaspar

Avenida das Comunidades, 133. Centro.

www.camaragaspar.sc.gov.br