Quinta-Feira, 13 de Dezembro de 2018 - Ano 6

Deficientes visuais participam do Roteiro Blumenau Gastronômico

23 fevereiro, 2018

O Roteiro Blumenau Gastronômico, através de uma parceria com a Associação de Cegos do Vale do Itajaí (Acevali), proporcionou uma noite diferente para alguns integrantes da entidade dia 20. Para fazer com que os estabelecimentos repensem suas formas de acessibilidade, a Sol Eventos – organizadora do Roteiro – disponibilizou cardápios em braille e convidou três deficientes visuais para participar da experiência.

A primeira parada foi na Thapyoka, onde Amarildo Vanzuita, Eliana Vanzuita e Cleusa Ribeiro puderam pedir o prato do Roteiro utilizando apenas o cardápio em braille, que indicava o nome do restaurante, preço e descrição do prato.

A ação, que contou com a presença da coordenadora da Acevali, Zeli Cecílio, também foi de troca de ideias sobre os problemas de acessibilidade enfrentados pelos três. Eliana Vanzuita e Amarildo Vanzuita, que são casados há 14 anos, contaram que fazem tudo sozinhos, e que às vezes deixam de ir até um restaurante por conta das dificuldades. “O cardápio ajudaria bastante. Se tivéssemos mais opções, sairíamos mais”, explica Eliana.

A noite foi encerrada na Senhora Farinha, onde um novo cardápio em braille estava à espera dos convidados. Eles provaram o menu degustação e prometeram retornar ao estabelecimento em breve.

Até o fim da semana, o Roteiro Blumenau Gastronômico deverá entregar aos 41 restaurantes restantes o cardápio do prato do evento em braille. A ideia é que as próximas edições já estejam nesse formato. “Com essa ação do Roteiro Blumenau Gastronômico, os restaurantes que ainda não têm o seu cardápio da casa em braille serão estimulados a produzi-los para o ano todo”, afirma o organizador do evento, Develon da Rocha.

 

unnamed (1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carolina Ignaczuk

Presse Comunicação Empresarial

Fone: + 55 (47) 3041-2990 | 3035-5482

www.presse.inf.br | Facebook | Youtube | Linked In