Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2018 - Ano 6

Cooperar: trabalho e colaboração

10 janeiro, 2018
Cooperar: trabalho e colaboração

Cooperar. Uma palavra breve, mas capaz de transmitir uma mensagem imensurável. Com raízes no Latim o cooperari reúne o com, que significa “junto com”, somado ao operari, de trabalhar. Ou seja, trabalhar junto. E é assim que o cooperativismo tem sido pensado desde o surgimento da primeira cooperativa mundialmente conhecida, a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale, em 1844 em Manchester. Com esforço e dedicação de todos é possível criar condições para que o coletivo prospere.

Santa Catarina tem uma posição de destaque no cenário cooperativista nacional, com 98% das cidades envolvidas em alguma ação do setor, colocando o Estado como líder nesse modelo financeiro proporcionalmente à população. No País as cooperativas são a única instituição financeira disponível em 564 municípios. O modo de pensar desse modelo, em que todos têm direitos e deveres, e a colaboração é a tônica do relacionamento, faz com que, mesmo com as adversidades da conjuntura nacional, continue crescendo. De acordo com dados divulgados pelo Banco Central no último ano o cooperativismo de crédito experimentou crescimento de 13,4%. A Unicred SC/PR, por exemplo, atingiu a marca de R$ 5 bilhões em recursos administrados, o que reúne depósitos totais, patrimônio líquido, fundos de investimentos e previdência de mais de 65 mil cooperados. Números que podem ser explicados pelo atendimento diferenciado encontrado nessas instituições e o acesso às sobras ao final de cada período. Por conta disso, acredita-se que até 2027 o cooperativismo chegue próximo a 30% do mercado financeiro.

Em um mundo tão contaminado pelo individualismo, em que a solidariedade, por vezes, cede espaço ao egoísmo, perceber um futuro otimista para um trabalho que se realiza em união é um suspiro de esperança que não deve ser negligenciado. É possível chegar mais longe, ainda mais quando a caminhada é feita na companhia daqueles que acreditam nos mesmos sonhos e possuem os mesmos objetivos. O cooperativismo é sólido e prova isso ano após ano.

Samir Lemos Reis, gerente de desenvolvimento da Unicred SC/PR

Samir 03

unnamed