Domingo, 22 de Outubro de 2017 - Ano 6

Câmara aprova projetos que instituem Programa de Recuperação Fiscal e parceria público-privada em favor das escolas

19 maio, 2017
Câmara aprova projetos que instituem Programa de Recuperação Fiscal e parceria público-privada em favor das escolas

Clique na imagem de capa para ampliar –

A Câmara de Vereadores aprovou, nas sessões Ordinária e Extraordinária realizadas nesta quinta-feira (18), cinco projetos de lei em redação final. Os projetos seguem para sanção do prefeito para entrarem em vigor.
Um dos projetos aprovados, de autoria do vereador Ricardo Alba (PP), cria o Programa Empresa Amiga da Escola na cidade. A finalidade do programa é autorizar as empresas privadas a investirem, por meio de doações, em obras de reforma nas escolas e nas creches municipais. Segundo a proposta, as doações podem ser feitas por meio de prestação de serviços ou de entrega de materiais para a obra, diretamente à instituição de ensino indicada à empresa pelo Programa. O texto do projeto prevê ainda que a empresa doadora poderá colocar placa com exploração de publicidade, dentro da instituição de ensino e nas imediações dela, demonstrando que é Amiga da Escola na realização da obra de reforma.

Também foi aprovado projeto de autoria do Executivo que institui o Programa de Recuperação Fiscal – Renovar Blumenau 2017. O programa visa promover a regularização de créditos tributários do município e engloba os valores pendentes de recolhimento cujo fator gerador tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2016. O programa dá a oportunidade às pessoas físicas ou jurídicas, devedoras da Fazenda Municipal, de realizar a regularização dos débitos com redução integral do juros moratórios e multas de mora ou por infração. O ingresso no programa deverá ser feito entre 5 de junho e 29 de setembro e será opcional para o sujeito passivo. O município espera ter um incremento de mais de quinze milhões de reais na arrecadação de 2017 por conta do programa.

Sete requerimentos e duas moções também foram aprovados. Os vereadores ainda rejeitaram um requerimento, de autoria do vereador Jovino Cardoso (PSD), que solicitava um relatório à URB – Companhia Urbanizadora de Blumenau, de todas as horas máquina (caminhões, retroescavadeiras etc.) da licitação de setembro de 2015 até dezembro de 2016, da empresa Samil Terraplanagens e Transportes, além de todos os contratos de carros e motocicletas locados da companhia.

Projetos aprovados em redação final:
Projeto de Lei Complementar nº 1679, de autoria do Executivo, que AUTORIZA A REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR PELOS ALUNOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU NO ÂMBITO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE DE BLUMENAU, INSTITUI GRATIFICAÇÃO ESPECIAL DE PRECEPTORIA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Projeto de Lei Complementar nº 1680, de autoria do Executivo, que INSTITUI O PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO FISCAL – RENOVAR BLUMENAU 2017.

Projeto de Lei nº 7.376, de autoria do Vereador Ricardo Alba, que “CRIA O “PROGRAMA EMPRESA AMIGA DA ESCOLA”, NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU”.

Projeto de Lei nº 7.385, de autoria do Vereador Jovino Cardoso Neto, que “INSTITUI A “SEMANA DA BÍBLIA” NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU”, a ser realizada, anualmente, na segunda semana de dezembro.

Projeto de Lei nº 7.386, de autoria do Vereador Jovino Cardoso Neto, que “INSTITUI A “SEMANA GOSPEL” NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU”, a ser realizada, anualmente, na terceira semana de agosto.

Requerimentos e Moções

Requerimentos

DO VEREADOR ALEXANDRE CAMINHA:
Nº 590/2017 – providências à ANATEL para que responda ao seguinte pedido de informação: Quando foi a última vez que esta agência reguladora esteve no município de Blumenau? E quando comparecerá para fiscalizar este descaso que é a telefonia, campeã de reclamações, na cidade de Blumenau?

DO VEREADOR ALEXANDRE MATIAS:
Nº 572/2017 – providências à ADR Blumenau (Deinfra) para que faça a repintura, com urgência, da faixa de pedestres localizada na Rua Dr. Pedro Zimmermann (SC-108), na altura do nº 5900, em frente à Escola Municipal Anita Garibaldi, no Bairro Itoupava Central, em Blumenau.

DO VEREADOR ALMIR VIEIRA:
Nº 571/2017 – providências à empresa NET Serviços de Comunicação para que sejam implantados serviços de telefonia e internet na Rua Heinrich Piske, no Bairro Fortaleza. Obs.: a comunidade local vem reiteradamente fazendo essa solicitação.

DO VEREADOR ITO:
Nº 589/2017 – providências ao DETRAN para que, na forma da lei e no prazo legal, com base na legislação aplicável, responda ao seguinte questionamento: Por qual razão está ocorrendo a demora no procedimento de transferência de veículos usados e seminovos que não possuem as etiquetas de identificação?

DO VEREADOR JOVINO CARDOSO NETO:
Nº 575/2017 – providências ao Executivo Municipal para que, na forma e dentro do prazo legal, com base em legislação aplicável, encaminhe ao parlamentar que subscreve o presente requerimento cópia integral: A) do Edital de Concorrência n. 003-04/2009, incluindo todos os seus anexos, que trata do lançamento do processo licitatório de concessão do serviço público de esgotamento sanitário; B) do processo de licitação relativa à referida concorrência, com todos os seus documentos, inclusive das respectivas atas do processo; C) do contrato e seus anexos firmados com o consórcio vencedor da licitação; D) de todos os documentos relacionados aos quatro (04) termos aditivos firmados com a empresa Foz do Brasil, inclusive dos expedientes encaminhados pela empresa, com as manifestações do Executivo; E) dos pedidos de reequilíbrio econômico solicitado pela concessionária, com todas as alegações que justificaram tais requerimentos; F) do estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas sobre o pedido de reequilíbrio; G) do estudo realizado pela empresa Deinfra Consultoria sobre o mesmo pedido; H) do processo tramitado na Agir que aprovou o pedido de reequilíbrio; I) dos ofícios enviados pela Agir solicitando a criação de comissão especial para análise do termo de reequilíbrio, acompanhado dos atos administrativos de criação do referido colegiado; J) dos pedidos enviados pela Foz do Brasil solicitando a celebração dos aditivos; K) do estudo realizado pela empresa LMDM que sugeriu medidas para o reequilíbrio do contrato; L) dos processos licitatórios relacionados à contratação das empresas de consultoria que emitiram pareceres acerca da concessão.

DO VEREADOR SYLVIO ZIMMERMANN:
Nº 582/2017 – votos de congratulações à empresa Avianca Brasil pelo investimento no setor aéreo na região, fortalecendo, assim, os laços turísticos e comerciais com o Vale do Itajaí.

DO CONJUNTO DOS VEREADORES:
Nº 587/2017 – Encaminhe ao Ministério Público de Santa Catarina pedido para criação do Ranking Estadual da Transparência das Câmaras Municipais do nosso Estado, nos mesmos moldes do Ranking Nacional da Transparência do Ministério Público Federal, com o intuito de fomentar maior participação das Câmaras de Vereadores municipais do Estado de Santa Catarina, no quesito transparência, instigando um aumento do controle social

Moções
DO VEREADOR ALMIR VIEIRA:
Nº 61/2017 – moção de louvor, com expedição de diploma, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do Regimento Interno desta Casa Legislativa, à Silmaq, pelos seus 30 anos de fundação.

DOS VEREADORES SYLVIO ZIMMERMANN, ALEXANDRE MATIAS E JENS JUERGEN MANTAU
Nº 60/2017 – moção de louvor, com expedição de diploma e entrega em Plenário, em conformidade com o artigo 143 e seus parágrafos do Regimento Interno desta Casa Legislativa, à Free Multiagência, pelos seus 30 anos de fundação.
Projeto que cria Frente Parlamentar focada na regularização fundiária é analisado pelas comissões de Educação, Transportes e Agricultura
Nas reuniões realizadas nesta quinta-feira (18) as comissões permanentes de Educação, Transportes e Agricultura analisaram quatro projetos de lei e um projeto de decreto legislativo. Todas as propostas receberam pareceres favoráveis nas três comissões, com exceção do Projeto de Decreto Legislativo nº 970, que recebeu parecer contrário na Comissão de Agricultura.

O projeto em questão cria a Frente Parlamentar em defesa de políticas públicas de habitação e regularização fundiária do Município, de caráter temporário, com a finalidade de firmar parcerias com organizações não governamentais e órgãos e entidades governamentais para a união de forças necessárias ao enfrentamento dos problemas referentes à habitação e regularização fundiária no município. A Frente Parlamentar será composta por 5 vereadores, e as reuniões serão realizadas a cada 30 dias.

Os cinco projetos estão prontos para serem votados no Plenário.

Projetos analisados:
Projeto de Lei nº 7.375, de autoria do Vereador Alexandre Caminha, que “ESTABELECE A OBRIGATORIEDADE DE AS EMPRESAS DE TELEFONIA VERIFICAREM A ÁREA DE COBERTURA ANTES DE EFETUAR A VENDA DE NÚMERO DE TELEFONIA MÓVEL NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO”, bem como sua emenda nº 01.

Projeto de Lei nº 7.390, de autoria do Vereador Jens Juergen Mantau, que “DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA A “COMUNIDADE DO CEMITÉRIO DE ITOUPAVA REGA I””.

Projeto de Lei nº 7.392, de autoria do Vereador Gilson de Souza e outros, que “INSTITUI O “AGOSTO LARANJA” DE CONSCIENTIZAÇÃO DA MIELOMENINGOCELE NO MUNICÍPIO DE BLUMENAU E REVOGA A LEI Nº 7.929, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2013”.

Projeto de Lei nº 7.394, de autoria do Vereador Adriano Pereira, que “INSTITUI O “DIA MUNICIPAL DA EMPREGADA DOMÉSTICA”, EM BLUMENAU”, a ser comemorado, anualmente, no dia 27 de abril, junto com o Dia Nacional.

Projeto de Decreto Legislativo nº 970, de autoria do Vereador Adriano Pereira, que “CRIA A FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DO MUNICÍPIO DE BLUMENAU”.

Representante da OAB Blumenau convida para evento de capacitação sobre Portal da Transparência da Câmara

Na Sessão Ordinária realizada nesta quinta-feira (18) o membro da Comissão da Moralidade Pública da OAB Blumenau, Edegard Mathias Tarouco, utilizou o Momento da Presidência para falar sobre o 3º Evento de Capacitação Popular para o Controle Social da Administração Pública Local.

Disse que o evento será realizado na próxima segunda-feira, 22 de maio, a partir das 19h, na sede da OAB Blumenau, na Rua dos Advogados, 180, no bairro Água Verde. Lembrou que o encontro é organizado pelo Observatório Social, Comissão de Moralidade Pública da OAB e a Câmara Municipal.

O objetivo, segundo Tarouco, será demonstrar o funcionamento do novo Portal da Transparência da Câmara de Vereadores, orientar como usar as ferramentas de acesso aos dados e ouvir sugestões. “É assim que acreditamos em construir um futuro melhor, através do desenvolvimento da transparência. A ideia desse evento iniciou com um diálogo rápido e já trilhamos um caminho bem longo até aqui, inclusive com a criação do Comitê Gestor de Transparência dessa Câmara, que vem trabalhando incansavelmente para trazer resultados”, completou.

Lembrou que o evento é aberto a comunidade e durante o encontro perguntas que foram encaminhadas para o corpo técnico da Câmara, sobre os dados disponibilizados no Portal, serão respondidas.

Após a fala do representante da OAB, o presidente Marcos da Rosa (DEM) agradeceu a parceria da entidade e disse que deseja que cada vez mais a sociedade civil participe da fiscalização da Câmara Municipal e do Executivo. Voltou a falar sobre os avanços no Portal da Transparência realizados neste ano, como a divulgação dos vídeos das licitações, a reestruturação do site a fim de torná-lo mais simples, atrativo e com linguagem simplificada, a divulgação de detalhes sobre a carga horária e a remuneração dos servidores, a disponibilização de todos os contratos da Câmara para consulta, entre outros. Também antecipou que será disponibilizada uma ferramenta de monitoramento on-line de todos os veículos locados pelo Poder Legislativo.

Trabalho da Defensoria Pública do Estado é tema da tribuna livre
Na Sessão Ordinária realizada nesta quinta-feira (18) o Defensor Público-Geral do Estado, Dr. Ralf Zimmer Junior, ocupou a tribuna livre para falar sobre o trabalho da defensoria pública na região.

Disse que tudo que surge em Blumenau tem qualidade e é referência. “Sei que o povo de Blumenau tem como nome e sobrenome o trabalho”. Agradeceu os defensores públicos que atuam na região e reconheceu o trabalho que vem sendo feito em prol dos moradores.

Comentou que a defensoria pública cumpre a determinação do Supremo Tribunal Federal. Comentou que Blumenau não tem proporcionalmente o número de defensores que deveria ter, segundo a Constituição. “A primeira ação que tomamos foi em relação ao direito a remédios de auto custo para a população”. Afirmou que foi realizado um ajuste de gestão, para que não fosse necessária a contratação de novos profissionais.

Sustentou que a defensoria deveria crescer. “Cerca de 70% da população de Blumenau é composta por famílias carentes e a defensoria vem para dar acesso à justiça àquelas pessoas que não têm condições de pagar um advogado”, afirmou.

Ressaltou que defensores e advogados devem lutar juntos para fornecer condições à população. “Ao mesmo tempo que nós agradecemos à Câmara e ao prefeito, devemos lembrar que sem uma distribuição de valores não adianta fazer uma inflação de leis. É preciso planejar mais para poder executar mais”, assinalou.

Pronunciamentos
Vereador Alexandre Caminha lamenta situação vivida pelo Brasil e defende um país sem corrupção
O vereador Alexandre Caminha (PROS) disse que está de luto pela situação política vivida pelo país. Sustentou que tudo que está acontecendo envergonha a classe política. Fez uma analogia sobre o dinheiro investido nas drogas. Falou que na política não é diferente, já que existe o corrupto e o corruptor e que todos são infratores. Sustentou que os delatados fazem os brasileiros de palhaços e que delatores e delatados são todos bandidos e merecem estar na cadeia. Parabenizou o trabalho e agilidade da imprensa em prestar o trabalho de levar informação às pessoas. Disse que votou no senador Aécio Neves (PSDB-MG) pois naquele momento era uma opção, mas que nunca mais votará em uma pessoa envolvida em um escândalo. Comentou que é preciso fazer a nova política e se comprometeu a fazer isso. Argumentou que é preciso limpar essa sujeira do país e que vai continuar fazendo sua parte por um país melhor.

Vereador Alexandre Matias disse que não vai defender seu correligionário, senador Aécio Neves
O vereador Alexandre Matias (PSDB) falou sobre a situação política que vive o país, em relação às delações da Operação Lava Jato. Afirmou que em 2014 fez campanha para o candidato à presidência Aécio Neves (PSDB), mas nem por isso vai defendê-lo com unhas e dentes. Disse que o Poder Judiciário está aí para investigar e que é preciso aplicar o rigor da lei. Ponderou que ao contrário de militantes de outros partidos que defendem alguns de seus líderes, é humilde em reconhecer os fatos e deseja que a lei seja cumprida. Em outro momento, registrou a realização da Sessão Solene que entregou a Comenda Mérito da Família e homenageou cinco casais que celebraram 40 anos de casados ou mais. Disse que teve a honra de homenagear o casal Laurino Crescencio dos Santos e Zeni dos Santos pelas bodas de Diamante. Sustentou que são exemplos para as novas gerações.

Vereador Almir Vieira pede cautela aos parlamentares que julgam sem provas e defende a política
O vereador Almir Vieira (PP) disse que os políticos precisam das legendas partidárias para se elegerem. Argumentou que a tribuna da Câmara de Vereadores não pode ser utilizada para que os vereadores se digladiem, julguem outros parlamentares e aflorem o sentimento de ódio contra a classe política. Defendeu que várias pessoas envolvidas na política querem trabalhar em prol do povo e é preciso ter cautela. Registrou que não se pode fazer da Câmara de Vereadores um palanque político. Sustentou que é preciso mostrar que a política pode ser feita por pessoas boas e assim influenciar as futuras gerações.

Vereador Bruno Cunha fala sobre momento político do Brasil
O vereador Bruno Cunha (PSB) falou sobre o momento político que o Brasil está passando após as delações de empresários contra políticos. Disse que não se surpreendeu com as graves denúncias. Falou que o país precisa saber enfrentar esse momento delicado. Lembrou que as mudanças para um país melhor serão gradativas. Frisou que a nação precisa ser reinventada e para isso é preciso revolucionar o Brasil e passar ele a limpo. Comentou que caso haja eleição indireta para o cargo de presidente, os políticos envolvidos nas delações não terão moral para eleger um novo mandatário. Em outro momento, destacou um encontro que teve na Fundação Pró-Família com o Clube de Mães. Disse que o clube tem 128 mães de todos os bairros participando das atividades. Comentou que a fundação está dividindo o Clube de Mães em polos espalhados pelo município, e um dos primeiros será no bairro Garcia. Informou que pela primeira vez em sua história a Oktoberfest de Blumenau terá uma corrida de rua para marcar a abertura da festa. Disse que a Oktoberfest Run –Corrida Oficial da Oktober – nas categorias 5 Km e 10 Km, será realizada no dia 8 de outubro.

Vereador Ito destaca estreia do Blumenau Esporte Clube no Campeonato Catarinense
O vereador Ito (PR) comentou a estreia do Blumenau Esporte Clube no Campeonato Catarinense da Série C. Disse que o time vai jogar em Caçador contra o time da casa no domingo (21), às 15h30. Falou que a diretoria vem fazendo seu papel, como contratar jogadores e atrair torcedores. Lembrou que o clube está realizando uma promoção para a estreia do BEC diante da torcida no dia 28, no Sesi. Anunciou que o valor do ingresso para arquibancada será de R$ 20,00. Disse que o torcedor pode comprar um passaporte com direito a assistir quatro jogos em casa pelo valor de R$ 40,00. Pediu apoio de todos para prestigiar o Blumenau Esporte Clube no campeonato. Em outro momento, comentou que a Assembleia Legislativa derrubou o veto do governador Raimundo Colombo (PSD) ao Projeto de Lei de autoria do deputado Fernando Coruja (PMDB), que institui a Tabela Complementar do SUS Nacional. Falou que de acordo com a nova lei, os gestores estaduais poderão elaborar tabelas próprias, para pagamento de serviços contratados com terceiros, para a complementação da tabela estabelecida pelo SUS Nacional.

Vereador Jens Mantau destaca campanha de mudas frutíferas na Itoupava Central
O Vereador Jens Mantau (PSDB) comentou a realização da Campanha de Mudas Frutíferas em Blumenau. Disse que nesta quinta-feira (18) foi a vez dos moradores do bairro Itoupava Central receberem a campanha. Falou que em frente ao AG Guilherme Jensen a população pôde comprar as mudas frutíferas. Lembrou que a campanha foi realizada pela primeira vez no bairro. Relatou que a escolha do local se deu a pedido da comunidade, que tinha dificuldades de acessar os outros pontos de venda. Em outro momento, comentou a visita que fez nas obras de pavimentação na Rua Professor Hermann Lange, localizada no bairro Fidélis. Disse que foi acompanhar as demandas dos moradores que querem resposta do poder público sobre a conclusão dos serviços. Destacou os serviços de tapa buraco e roçagem que estão sendo feitos na SC-108, no bairro Itoupava Central. Lembrou ainda da abertura dos Jogos da Terceira Idade em Blumenau e falou que milhares de idosos de todo o estado estão na cidade para o evento que vai até domingo (21). Por fim, parabenizou a Câmara e a diretoria de comunicação da Casa pela campanha que a TVL está realizando sobre a campanha nacional de vacinação contra a gripe.

Vereador Jovino Cardoso fala sobre a situação do país e critica posturas praticadas em Blumenau
O vereador Jovino Cardoso (PSD) comentou que tem usado a tribuna para se manifestar sobre o presidente Michel Temer (PMDB). Disse que a compra e venda de votos está sendo feita abertamente, e criticou essa postura. Afirmou que existe muita coisa errada também em Blumenau. Argumentou que quando era vice-prefeito foi contra o uso das catracas na porta da prefeitura de Blumenau. Registrou que se negou a utilizar o cartão de acesso. Falou ainda sobre a JBS e a destinação de R$ 8 milhões para pessoas em Santa Catarina. Anunciou que irá divulgar a foto e o nome de cada um que recebeu valores no estado. Disse que seu trabalho é sério e que sempre fala o que vê nas ruas, sem dar satisfação a políticos ou partidos. Defendeu a transparência e a clareza nos fatos e na vida pública. Em outro momento, pediu que os vereadores se atentem aos requerimentos que ele tem apresentado, em especial o que pede explicações sobre cargos criados na Câmara de Vereadores. Disse que se as respostas continuarem sendo superficiais, apresentará requerimentos à Comissão de Ética e ao Ministério Público em busca de explicações.

Vereador Marcelo Lanzarin comenta abertura dos Jogos da Terceira Idade em Blumenau
O vereador Marcelo Lanzarin (PMDB) comentou o início da 10ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) em Blumenau. Disse que são 172 cidades e mais 2,5 mil pessoas participando da competição até o próximo domingo, dia 21 de maio. Lembrou que a abertura oficial foi realizada no Ginásio do Galegão na noite de quarta-feira (17). Falou que o evento é muito importante para o bem-estar dos idosos. Lembrou que os jogos mostram a força e a determinação das pessoas da terceira idade nas práticas esportivas. Em outro momento, comentou que a Companhia Urbanizadora de Blumenau (URB) vai promover nos próximos dias a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Disse que o tema de segurança no trabalho merece ser discutido por toda a sociedade. Falou que Santa Catarina tem registrado números preocupantes em acidentes no setor, inclusive com mortes de trabalhadores. Por fim, comentou o cenário político que o Brasil vem passando com as delações feitas por empresários contra importantes políticos e o presidente Michel Temer (PMDB).

Presidente Marcos da Rosa destaca trabalho transparente realizado pelo Legislativo blumenauense
O presidente Marcos da Rosa (DEM) exibiu um vídeo institucional da Câmara de Vereadores que incentiva a comunidade visitar o Portal da Transparência do Legislativo blumenauense. Também fez o convite para que a população e a comunidade acadêmica participem do evento de capacitação que irá apresentar o Portal da Transparência da Câmara. Sustentou que o encontro será no dia 22 de maio, na sede da OAB em Blumenau. Afirmou que estarão presentes também integrantes do Comitê de Transparência da Câmara e integrantes do Observatório Social. Ponderou que em sua gestão o Legislativo passou a gravar e divulgar vídeos das licitações realizadas na Câmara de Blumenau. Sustentou que é preciso ter eficiência na gestão pública e agradeceu os integrantes da Mesa Diretora por oportunizar cada vez mais transparência na Câmara de Vereadores.

Vereador Oldemar Becker destaca demandas da comunidade atendidas pelo poder público
O vereador Oldemar Becker (DEM) comentou as demandas da comunidade da Rua Porto União, bairro João Pessoa, que foram atendidas pelo poder público. Falou que a via estava com problemas no calçamento e por isso trazia dificuldades para condutores de veículos e pedestres. Falou também sobre os serviços de roçada feitas nas transversais da Rua José Reuter, bairro Velha Central. Destacou ainda outras manutenções realizadas em ruas no bairro do Fidélis e outros bairros da cidade. Em outro momento, lembrou que Blumenau sedia até domingo (21) a 10ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti). Disse que 172 cidades e mais 2,5 mil pessoas participam da competição. Por fim, lembrou da vida dos agricultores no interior do estado. Falou que, para eles, faça sol ou faça chuva, o trabalho no campo não para, inclusive nos finais de semana ou feriados. Lamentou que quando um agricultor passa por dificuldades ninguém o ajuda. Comentou sua admiração pelos agricultores, pois sem o trabalho deles não há comida em nossas mesas.

Vereador Professor Gilson destaca Encontro Regional de Altas Habilidades e Superdotação
O vereador Professor Gilson (PSD) comentou sua participação no primeiro Encontro Regional de Altas Habilidades e Superdotação. Disse que o evento, com mais de 120 professores das redes estadual e municipal de ensino, foi realizado na última quarta-feira (17) no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional. Lembrou que o encontro foi promovido pelo Governo do Estado através da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), com direção da Gerência de Educação de Blumenau. Frisou que o evento foi muito importante para se debater as dificuldades que as pessoas superdotadas e com habilidades avançadas encontram no meio social. Em outro momento, comentou a edição 2017 do Projeto Gestão Gentil. Lembrou que o projeto tem como objetivo buscar gentilezas gerais para o meio social, vivenciando situações onde seja possível criar estratégias organizacionais fazendo o bem ao próximo. Falou que neste ano já são mais de 50 locais atingidos pelas ações com a participação de 150 alunos de 35 times. Destacou que no dia 23 de maio, às 20h, a Escola do Legislativo Fritz Müller vai realizar no Plenário o lançamento do Projeto ‘Gestão Gentil – Transformando Relações’.

Vereador Ricardo Alba comenta denúncias feitas contra presidente da república e políticos
O vereador Ricardo Alba (PP) comentou as denúncias feitas por executivos de empresas durante delações e que pesam contra o presidente da república Michel Temer (PMDB) e outros políticos. Disse que o país passa por um momento político nacional extremamente complicado. Lembrou que os escândalos estão sendo denunciados desde 2004 com o Mensalão e o Petrolão. Falou que o que ocorre em Brasília já acontece há anos. Lembrou que o Brasil está sendo passado a limpo e muito se deve ao juiz Sérgio Moro e à sua equipe. Disse que esse é o momento que o país tem a oportunidade de criar uma política com ética e moralidade. Comentou que a nova política não deve ter partido de estimação e os políticos tem que servir o povo, e não serem servidos. Frisou que a sociedade só vai conseguir reverter a condição política atual à medida que cada um dos cidadãos de bem se envolver na política. Falou que as pessoas não devem ter nojo da política e sim coragem de mudar e implantar ideais para a construção de uma sociedade mais justa.

Vereador Sylvio Zimmermann destaca trabalho da prefeitura em favor da mobilidade urbana
O vereador e líder do governo Sylvio Zimmermann (PSDB) comentou o documento que traz detalhes sobre o novo contrato de concessão para o serviço de água e esgoto da cidade. Falou ainda sobre as empresas que participaram do edital internacional do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, voltado ao programa de Mobilidade Urbana. Sustentou que a prefeitura tem se dedicado a atender as demandas da cidade. Registrou que entre as propostas está a construção de dois terminais urbanos, o prolongamento da Rua Humberto de Campos e a implantação do corredor estrutural da região Norte. Disse que o programa de Mobilidade Urbana investirá no total mais de R$ 300 milhões de reais. Em outro momento, destacou uma palestra em parceria com entidades regionais que será realizada no dia 23 de maio e discutirá inovações para as indústrias da região. Por fim, comemorou os 60 anos da revista ‘Blumenau em Cadernos’ e falou do trabalho realizado pelo SIMMEB – Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico na cidade.

Vereador Zeca Bombeiro falou sobre o esporte da cidade e defendeu a construção do complexo esportivo
O vereador Zeca Bombeiro (SD) registrou os resultados e a conquista de medalhas pela equipe de atletismo do paradesporto em uma competição realizada em Timbó. Falou também sobre a 10º edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade (Jasti) que está sendo realizada em Blumenau. Comentou que o ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, esteve lotado, e registrou a integração durante a competição. Também voltou a defender a construção de um complexo esportivo para dar condições de treinamento aos atletas de várias modalidades. Defendeu que hoje os atletas precisam se deslocar até o Sesi, no bairro Vorstadt, para realizarem seus treinamentos. Afirmou que a construção do espaço viabilizaria os treinamentos na região norte da cidade. Lembrou que o recurso a ser investido é dinheiro de impostos que os blumenauenses pagaram e que por isso é preciso trazer esses valores de volta para a região. Por fim, exibiu imagens da rua Bernardo Scheidemantel, no bairro Badenfurt, onde esteve para acompanhar as obras de pavimentação da via.
www.camarablu.sc.gov.br

Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB

sessao18maio17