Segunda-Feira, 24 de Abril de 2017 - Ano 6

Mais de seis mil crianças já participaram do Projeto Histórias a Bordo

21 abril, 2017
Mais de seis mil crianças já participaram do Projeto Histórias a Bordo

O Projeto Histórias a Bordo, desenvolvido pela Secretaria de Educação e Projeto Oficinas, já realizou 175 apresentações desde sua criação, em setembro de 2016, contemplando mais de seis mil alunos dos Centros e Núcleos Educacionais do Município. O objetivo do projeto é circular com o ônibus pelas unidades, contando histórias e promovendo o hábito da leitura.

“O Histórias a Bordo é uma forma significativa e diferente de preservar a tradição da contação de histórias, ao mesmo tempo em que incentiva e promove a leitura. O fato deste ônibus ser um espaço de leitura é mais um atrativo que possibilita a criança viajar neste mágico mundo das palavras”, conta Fábio Aurélio Castilho, professor da Rede Municipal à frente do Projeto.

São realizadas até seis apresentações por dia, com a participação de até 30 crianças em cada. Fábio conta que neste primeiro semestre, utiliza os livros da Ruth Rocha como objetos de leitura. São contadas três histórias por apresentação e feita uma breve biografia da autora. “O retorno das crianças é imediato, pelo entusiasmo e encantamento a cada livro e a cada história contada”, conclui o professor.

Em conjunto, acontece todas as segundas-feiras, na sede do Projeto Oficinas, a oficina de Contação de Histórias. O objetivo é preparar narradores cênicos, para futuramente estarem aptos para ler as histórias aos demais alunos. Sofia, de nove anos, é aluna do Oficinas e diz estar ansiosa para a próxima aula. “Acho muito legal a contação de histórias, porque aprendo a não ter vergonha”, comenta Sofia.

Em 2017 o ônibus passará por todas as unidades escolares do município, além de outras instituições como a Associação de Pais e Amigos do Autista (AMA) e Centro de Treinamento Comunitário (CTC).
____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Educação
CEAC Projeto Oficinas
(47) 3264-7154

Diretoria de Comunicação
Estagiário de Jornalismo: Pedro Henrique Homrich
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

www.balneariocamboriu.sc.gov.br
facebook.com/prefeituradebalneariocamboriu
instagram.com/prefeiturabalneariocamboriu
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu