Terça-Feira, 22 de Agosto de 2017 - Ano 6

Acadêmica de R.I. da Unisul abrirá Conferência da ONU, na Alemanha

20 abril, 2017
Acadêmica de R.I. da Unisul abrirá Conferência da ONU, na Alemanha

Clique na imagem de capa para ampliar –

A aluna do curso de Relações Internacionais, Alicia Amancio, foi convidada para evento da Organização das Nações Unidas, realizado pela United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC). Ela fará o discurso de abertura da Conferência em nome da Sociedade Civil Mundial. O encontro ocorrerá entre os dias 8 e 18 de maio, em Bonn, na Alemanha e reunirá negociadores, ministros e outros governantes para definir como serão dados os próximos passos para o cumprimento das metas do Acordo de Paris.

Alicia é natural de Maceió, passou parte da sua infância em São Paulo e mora em Florianópolis desde os seus 6 anos. Aos 19 anos ingressou no curso de Relações Internacionais, através do ProUni. Desde os 16 anos ela é engajada em movimentos sociais e ambientais. “Posso dizer que eu não escolhi o curso de R.I. e sim ele me escolheu. Já desenvolvi dois projetos junto à ONU/UNFCCC. Desde 2014 eu represento a Sociedade Civil Brasileira nas conferências de mudanças climáticas das Nações Unidas.”, contextualiza.

Para a coordenadora do curso de Relações Internacionais da Unidade Florianópolis, professora Silvia Back, foi uma grata surpresa uma aluna caloura com tamanho engajamento. “Nos surpreendeu muito em razão da sua articulação política internacional sendo ela, ainda tão jovem”, parabeniza. A professora diz que esse fato se torna muito agregador no âmbito do curso porque motiva professores e alunos no engajamento para a participação da Unisul, através de seus acadêmicos, em atividades junto a Organizações da Sociedade Civil (ONGs) com apoio do governo brasileiro. “O objetivo final é a conscientização dos desafios múltiplos, como o desenvolvimento sustentável, por exemplo, via Organizações Internacionais renomadas, como a ONU”, completa.

Alicia já foi para o Peru, Alemanha, França, Itália e Fiji. Foi credenciada pelo Itamaraty como parte da Delegação Oficial do Governo. Atua na parte de articulação do tema Associação Catarinense de Ensino (ACE), que fala sobre empoderamento e educação climática, ocupando tais espaços, ela teve contato direto e produtivo com ministros, presidentes e CEO’s de vários setores. “Acredito que o melhor momento que já vivi nestes anos foi ver ao vivo o momento em que presidentes de 196 países concluíram o processo do Acordo de Paris, durante a COP21”, conclui.

unnamed (1)

Unisul – Conhecimento para cada fase da vida

 

unnamed

 

 

 

Cilene Macedo
Gestão da Comunicação Institucional
Gestão de Comunicação – Macen
Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina
Avenida Pedra Branca • nº 25
Bairro Cidade Universitária • Palhoça • Santa Catarina – Brasil
www.unisul.brwww.hoje.unisul.br
E-mail: cilene.macedo@unisul.br / pauta@unisul.br
Fones: (48) 3621.3035 • (48) 3279.1085
Celular: (48) 98801.1391