Sexta-Feira, 25 de Maio de 2018 - Ano 6

Texto de Leonardo Boff

Modo diferente de falar do amor

19 maio, 2018

Frequentemente sou convidado para falar sobre o amor. Sinto certo constrangimento porque esta palavra – amor – é uma das mais desgastadas de nossa linguagem. E como fenômeno inter-pessoal, um dos mais desmoralizados. Para não repetir aquilo que todo mundo ... Leia Mais »

Dez direitos do coração

12 maio, 2018

Leonardo Boff * Atualmente se constata fecunda discussão filosófica sobre a necessidade do resgate da razão cordial, como limitação da excessiva racionalização da sociedade e como enriquecimento da razão instrumental-analítica, que deixada em livre curso,pode prejudicar a correta a relação ... Leia Mais »

Amor é um deus exilado nos corações humanos.

6 maio, 2018

“O cuidado entra na natureza e na constituição do ser humano…Sem o cuidado, ele deixa de ser humano. Se não receber cuidado desde o nascimento até a morte, o ser humano desestrutura-se, definha, perde sentido e morre. Se, ao largo ... Leia Mais »

VOAR

22 abril, 2018

Passamos uma vida presos Qual pássaros em suas gaiolas! Medo de amar! Medo de olhar a vida de frente! E naquele pequeno espaço, Cantamos nossas dores e sonhos! Muitas vezes se abrem As portas de nossas gaiolas Mas permanecemos ali ... Leia Mais »

A ternura: a seiva da amor

8 abril, 2018

Mesmo no coração da atual crise social não podemos esquecer da ternura que subjaz a todos os empreendimentos que envolvem valores e afetam o coração humano. São misteriosos os caminhos que vão do coração de um homem na direção do ... Leia Mais »

Modo diferente de falar do amor

18 março, 2018

Frequentemente sou convidado para falar sobre o amor. Sinto certo constrangimento porque esta palavra – amor – é uma das mais desgastadas de nossa linguagem. E como fenômeno inter-pessoal, um dos mais desmoralizados. Para não repetir aquilo que todo mundo ... Leia Mais »

Todo ponto de vista é a vista de um ponto.

25 fevereiro, 2018

Uma frente avançada das ciências, hoje, é constituída pelo estudo do cérebro e de suas múltiplas inteligências. Alcançaram-se resultados relevantes, também para a religião e a espiritualidade. Enfatizam-se três tipos de inteligência. A primeira é a inteligência intelectual, o famoso ... Leia Mais »

Como o patriarcado desmantelou o matriarcado

18 fevereiro, 2018

Leonardo Boff É difícil rastrear os passos que possibilitaram a liquidação do matriarcado e o triunfo do patriarcado, há 10-12 mil anos. Mas foram deixados rastos dessa luta de gênero. A forma como foi relido o pecado de Adão e ... Leia Mais »

No início, o mundo era feminino: a sexualidade o tornou diferente

11 fevereiro, 2018

O presente texto quer ser uma contribuição ao debate sobre o feminino, tão distorcido pela cultura patriarcal dominante. De saída já afirmamos: o feminino veio primeiro. Várias são as etapas. A vida existe na Terra há 3,8 bilhões de anos. ... Leia Mais »

Deus: Pai maternal e Mãe paternal

4 fevereiro, 2018

Leonardo Boff Existencialmente falando. Deus é o nome que simboliza aquela terníssima Realidade e aquele Sentido amoroso, capaz de preencher a incompletude do ser humano. Deus só tem sentido se irromper do nosso radical desejo que para Aristóteles e Freud ... Leia Mais »