Terça-Feira, 22 de Agosto de 2017 - Ano 6

Texto de Leonardo Boff

A falta que Betinho nos faz

13 agosto, 2017

No dia 9 de agosto ocorreram várias celebrações pelos 20 anos da morte do sociólogo e ativista social Herbert de Souza, vulgo, Betinho. Uma delas foi feita na UFRJ/Coppe na Ilha do Fundão conjuntamente com a Coep (Comité de Entidades ... Leia Mais »

Da recessão econômica à depressão psicológica

29 julho, 2017

Leonardo Boff Estamos numa situação generalizada de crises sobrepostas umas às outras e num ambiente de caos. Os conceitos de crise e de caos podem nos ajudar a entender nossa realidade contraditória. Para esclarecer a crise se usa o diagrama ... Leia Mais »

O porquê das eleições diretas já

2 julho, 2017

Leonardo Boff Todos reconhecem que estamos mergulhados numa profunda crise, das mais graves de nossa história, porque recobre todos os âmbitos da vida social e particular. O fato da crise significa que perdemos as estrelas-guia e nos encontramos num voo ... Leia Mais »

A força política da esperança face à situação atual

18 junho, 2017

Leonardo Boff Vivemos tempos de grande desamparo social. Ocorreu uma espécie de terremoto, desta vez, não provocado pela natureza mas pela própria política. Houve um golpe da classe dos endinheirados, ameaçados em seus privilégios pelos beneficiados pelas políticas sociais dos ... Leia Mais »

A boa vontade que falta no Brasil de hoje

4 junho, 2017

Leonardo Boff Na sociedade brasileira atual grassa uma onda de ódio, raiva e dilaceração que raramente tivemos em nossa história. Chegamos a um ponto em que a má vontade generalizada impede qualquer convergência em função de uma saída da avassaladora ... Leia Mais »

A fome como desafio ético e espiritual

27 maio, 2017

Leonardo Boff Nada mais humanitário, social, politico, ético e espiritual que saciar a fome dos pobres da Terra. Um mistico medieval da escola holandesa John Ruysbroeck (1293-1381) bem disse: “Se estiveres em êxtase diante de Deus e um faminto bater ... Leia Mais »

Declaração da ilegalidade da pobreza ante a ONU

21 maio, 2017

Leonardo Boff O aumento escandaloso dos níveis de pobreza no mundo tem suscitado movimentos pela erradicação desta chaga na humanidade. No dia 9 de maio realizou-se um ato na Universidade Nacional de Rosário promovido pela Cátedara da Água, um departamento ... Leia Mais »

Declaração da ilegalidade da pobreza ante a ONU

14 maio, 2017

Leonardo Boff O aumento escandaloso dos níveis de pobreza no mundo tem suscitado movimentos pela erradicação desta chaga na humanidade. No dia 9 de maio realizou-se um ato na Universidade Nacional de Rosário promovido pela Cátedara da Água, um departamento ... Leia Mais »

É dando que se recebe?

7 maio, 2017

Estamos em tempos de montagem de governos. Há disputas por cargos e funções por parte de partidos e de políticos. Ocorrem sempre negociações, carregadas de interesses e de muita vaidade. Neste contexto, se ouve citar um tópico da inspiradora oração ... Leia Mais »

Os crucificados de hoje e o Crucificado de ontem

23 abril, 2017

Leonardo Boff Hoje a maioria da humanidade vive crucificada pela miséria, pela fome, pela escassez de água e pelo desemprego. Crucificada está também a natureza devastada pela cobiça industrialista que se recusa a aceitar limites. Crucificada está a Mãe Terra, ... Leia Mais »