Segunda-Feira, 24 de Abril de 2017 - Ano 6

Texto de Leonardo Boff

Os crucificados de hoje e o Crucificado de ontem

23 abril, 2017

Leonardo Boff Hoje a maioria da humanidade vive crucificada pela miséria, pela fome, pela escassez de água e pelo desemprego. Crucificada está também a natureza devastada pela cobiça industrialista que se recusa a aceitar limites. Crucificada está a Mãe Terra, ... Leia Mais »

O resgate da planetização/globalização

9 abril, 2017

Leonardo Boff* Hoje há uma forte confrontação com o processo de globalização, exacerbado por Donald Trump que reforçou fortemente “o América em primeiro lugar”, melhor dito, “só a América”. Move uma guerra contra as corporações globalizadas em favor das corporações ... Leia Mais »

À cultura da violência opomos a cultura da paz

25 março, 2017

Leonardo Boff Meu sentimento do mundo me diz que vivemos dentro de uma violência mundial sistêmica. Seria longo enumerar todos os tipos de violência. Mas ela é tão globalizada que o bispo de Roma, o Papa Francisco afirmou por três ... Leia Mais »

Uma ética para a Mãe Terra

19 março, 2017

Leonardo Boff É um fato cientificamente reconhecido hoje que as mudanças climáticas, cuja expressão maior se dá pelo aquecimento global é de natureza antropogênica, num grau de certeza de 95%. Quer dizer, possui sua gênese num tipo de comportamento humano ... Leia Mais »

A humanidade ameaçada por guerras letais

12 março, 2017

Leonardo Boff Nós no Brasil conhecemos grande violência social, com um número de assassinatos dos mais altos do mundo. Não gozamos de paz pois há muita raiva, ódio, discriminação e perversa desigualdade social. No entanto, estamos à margem dos grandes ... Leia Mais »

Existe vida extra-terrestre?

5 março, 2017

Leonardo Boff Cientistas da Nasa descobriram uma estrela Trappist-1, distante 39 anos luz da Terra, com sete planetas rochosos, três dos quais com possibilidade de água e assim de vida. Esta descoberta recolocou a questão de eventual vida extra-terrestre. Façamos ... Leia Mais »

A ameaça da convivência humana nos dias de hoje

26 fevereiro, 2017

Leonardo Boff A onda de ódio que grassa no mundo, claramente no Brasil, as discriminações contra afrodescendentes, nordestinos, indígenas, mulheres, LGBT e membros do PT sem falar dos refugiados e imigrantes rejeitados na Europa e pelas medidas autoritárias do presidente ... Leia Mais »

A idade humana da globalização

21 janeiro, 2017

A globalização tiranossáurica, não obstante suas contradições internas, cria as condições infra-estruturais e materias para as outras formas de globalização: projetou as grandes avenidas de comunicação global, construiu a rede de trocas comerciais e financeiras, incentivou o intercâmbio entre todos ... Leia Mais »

Modo diferente de falar do amor

8 janeiro, 2017

Frequentemente sou convidado para falar sobre o amor. Sinto certo constrangimento porque esta palavra – amor – é uma das mais desgastadas de nossa linguagem. E como fenômeno inter-pessoal, um dos mais desmoralizados. Para não repetir aquilo que todo mundo ... Leia Mais »

Leonardo Boff: Ainda não terminei de lhe agradecer

1 janeiro, 2017

Palavras lidas para Dom Paulo Evaristo Arns Estas foram as palavras lidas ao povo na missa antes do sepultamento de Dom Paulo Evaristo Arns, na sexta-feira, na Catedral de São Paulo. “Querido confrade, amigo dos pobres e meu amigo, meu ... Leia Mais »