Domingo, 25 de Junho de 2017 - Ano 6

Texto de Leonardo Boff

A força política da esperança face à situação atual

18 junho, 2017

Leonardo Boff Vivemos tempos de grande desamparo social. Ocorreu uma espécie de terremoto, desta vez, não provocado pela natureza mas pela própria política. Houve um golpe da classe dos endinheirados, ameaçados em seus privilégios pelos beneficiados pelas políticas sociais dos ... Leia Mais »

A boa vontade que falta no Brasil de hoje

4 junho, 2017

Leonardo Boff Na sociedade brasileira atual grassa uma onda de ódio, raiva e dilaceração que raramente tivemos em nossa história. Chegamos a um ponto em que a má vontade generalizada impede qualquer convergência em função de uma saída da avassaladora ... Leia Mais »

A fome como desafio ético e espiritual

27 maio, 2017

Leonardo Boff Nada mais humanitário, social, politico, ético e espiritual que saciar a fome dos pobres da Terra. Um mistico medieval da escola holandesa John Ruysbroeck (1293-1381) bem disse: “Se estiveres em êxtase diante de Deus e um faminto bater ... Leia Mais »

Declaração da ilegalidade da pobreza ante a ONU

21 maio, 2017

Leonardo Boff O aumento escandaloso dos níveis de pobreza no mundo tem suscitado movimentos pela erradicação desta chaga na humanidade. No dia 9 de maio realizou-se um ato na Universidade Nacional de Rosário promovido pela Cátedara da Água, um departamento ... Leia Mais »

Declaração da ilegalidade da pobreza ante a ONU

14 maio, 2017

Leonardo Boff O aumento escandaloso dos níveis de pobreza no mundo tem suscitado movimentos pela erradicação desta chaga na humanidade. No dia 9 de maio realizou-se um ato na Universidade Nacional de Rosário promovido pela Cátedara da Água, um departamento ... Leia Mais »

É dando que se recebe?

7 maio, 2017

Estamos em tempos de montagem de governos. Há disputas por cargos e funções por parte de partidos e de políticos. Ocorrem sempre negociações, carregadas de interesses e de muita vaidade. Neste contexto, se ouve citar um tópico da inspiradora oração ... Leia Mais »

Os crucificados de hoje e o Crucificado de ontem

23 abril, 2017

Leonardo Boff Hoje a maioria da humanidade vive crucificada pela miséria, pela fome, pela escassez de água e pelo desemprego. Crucificada está também a natureza devastada pela cobiça industrialista que se recusa a aceitar limites. Crucificada está a Mãe Terra, ... Leia Mais »

O resgate da planetização/globalização

9 abril, 2017

Leonardo Boff* Hoje há uma forte confrontação com o processo de globalização, exacerbado por Donald Trump que reforçou fortemente “o América em primeiro lugar”, melhor dito, “só a América”. Move uma guerra contra as corporações globalizadas em favor das corporações ... Leia Mais »

À cultura da violência opomos a cultura da paz

25 março, 2017

Leonardo Boff Meu sentimento do mundo me diz que vivemos dentro de uma violência mundial sistêmica. Seria longo enumerar todos os tipos de violência. Mas ela é tão globalizada que o bispo de Roma, o Papa Francisco afirmou por três ... Leia Mais »

Uma ética para a Mãe Terra

19 março, 2017

Leonardo Boff É um fato cientificamente reconhecido hoje que as mudanças climáticas, cuja expressão maior se dá pelo aquecimento global é de natureza antropogênica, num grau de certeza de 95%. Quer dizer, possui sua gênese num tipo de comportamento humano ... Leia Mais »