Segunda-Feira, 24 de Abril de 2017 - Ano 6

Crônica da Urda Klueger

Dona Lavínia e o Gino

2 abril, 2017

(Excerto do livro “No tempo da Ana Bugra”, publicado em 2016) Quando o meu pai e o seu sócio desfizeram os negócios, na Praia de Camboriú, ele logo veio para Blumenau para recomeçar a trabalhar no velho emprego e arranjar ... Leia Mais »

A mulher de Caracas

25 março, 2017

(Fez 4 anos, neste mês, que ele partiu. Minha humilde homenagem.) (Para Hugo Chávez Frías) Éramos um pouco mais de 20 brasileiros daqui de Santa Catarina em Caracas. Fôramos por causa do Fórum Social Mundial, mas do Fórum eu só ... Leia Mais »

CONVERSANDO COM A MINHA MÃE – 6

19 março, 2017

Está cheinho de boas almas com quem conversar hoje, pois a gente do Bem é grande, mas sinto que hoje devo conversar com a mãe, que tanto viu e tanto soube e tanto sentiu deste país, desde antes do tempo ... Leia Mais »

O HOMEM DE SANTA HELENA DE UAIRÉN

12 março, 2017

Nesta semana fez 04 anos que ele partiu. Minha modesta homenagem, abaixo, àquele que representava, para mim, a Esperança. (Para Hugo Chávez Frías) Era dia de tomar o rumo do Brasil. Na boca da noite, dirigi-me à rodoviária de Ciudad ... Leia Mais »

O HOMEM DE CIUDAD BOLÍVAR

5 março, 2017

Amanhã, dia 06.03.2016, faz 04 anos que ele partiu. Minha modesta imagem, abaixo, àquele que representava, para mim, a Esperança. (Para o homem da rodoviária de Ciudad Bolívar e para Hugo Chávez Frías) Mais ou menos dez da noite, e ... Leia Mais »

Dra. Adair, a grande dama de Canoinhas

1 março, 2017

Homenageando a saída do maravilhoso livro “O meu lugar”, de Adair Dittrich, volto a compartilhar a crônica abaixo. (Para Dra. Adair Dittrich, de Canoinhas/Brasil) Muitas e muitas cidades não têm uma grande dama – há muitas que sequer sonham com ... Leia Mais »

O MOVIMENTO HIPPIE PASSOU PELA MINHA COZINHA

26 fevereiro, 2017

Às vezes, pessoas jovens com quem convivo me perguntam se eu fui hippie. Eu fico me questionando: fui? Não fui? Bem, eu não botei a mochila nas costas e fui para as estradas, como os hippies faziam, nem sentei em ... Leia Mais »

FEVEREIRO NA PRAIA GRANDE DO ITAPOCOROY

10 fevereiro, 2017

Eu lembro muito bem: era fevereiro, e eu estava adolescendo naquele tempo mágico em que amávamos os Beatles e os Rolling Stones. Meu pai tinha um restaurante lá na Praia Grande do Itapocoroy, mas eu nunca morei lá: ficava em ... Leia Mais »

Ao lado da Estrela D’ ALVA

4 fevereiro, 2017

Quando eu era pequena, havia aquela estrela no céu, assim, de tardinha, sozinha e luminosa, e aprendi cedo que se tratava da Estrela Vésper, ou da Estrela d’Alva, e desse nome eu gostava mais, pois tinha até uma música homenageando ... Leia Mais »

ZORRILHO I – COMO TERÁ SIDO?

18 janeiro, 2017

Fico olhando para ti, meu bichinho, que um dia, num passado que não sei, já foste muito amado, tanto que qualquer pequeno carinho te deixa emocionado de ternura, os olhos líquidos de lágrimas, um milímetro da linguinha de fora dentre ... Leia Mais »