Terça-Feira, 22 de Agosto de 2017 - Ano 6

Crônica da Urda Klueger

O mistério do verde inigualável

20 agosto, 2017

(Para Roland Klueger, meu pai, que hoje faria 89 anos.) A sensação era de aquecimento, de corpo e de alma, e de alívio: o trem parara, e tenho certeza, hoje, que só aquilo já significava um grande alívio, pois a ... Leia Mais »

CHEIRO DE GOIABA

13 agosto, 2017

No finalzinho de 1959, meu pai nos trouxe de volta para Blumenau, depois de termos morado por quase quatro anos em Balneário Camboriu. Com as confusões que uma mudança acarreta, meus pais perderam a data de matrícula na escola onde ... Leia Mais »

No Tempo da Bolacha Maria

6 agosto, 2017

Eu cresci no tempo antigo, antes da televisão, da geladeira, dos supermercados e das guloseimas sofisticadas de hoje. Na minha infância, comia-se bem, mas a variedade era pouca. Uma mesa de café farta era uma mesa que tinha pão (de ... Leia Mais »

TAPA NA CARA

29 julho, 2017

(Escrito em 2003) Teve gente, em 11 de Setembro de 2001, que foi lá nos Estados Unidos e derrubou umas torres – eu vi coisa muito mais sutil, faz pouquíssimos dias, lá em Brasília: foi um verdadeiro tapa na cara ... Leia Mais »

Sonia Braga vence prêmio Platino de melhor atriz por ‘Aquarius’

23 julho, 2017

Madri, Espanha – A atriz brasileira Sonia Braga venceu o troféu de melhor atriz da quarta edição do prêmio Platino do Cinema Ibero-americano, em cerimônia realizada dia 22/07, na capital espanhola. Homenageada com um Platino especial, pelo conjunto da carreira, ... Leia Mais »

FRIO PERTO DO MONTE CAMBIRELA

23 julho, 2017

(Para S. R. V. S.) Dez da manhã de segunda-feira, e 14 graus Centígrados no Sertão da Enseada de Brito. Baixará mais oito graus hoje. O céu, de nuvens baixas, está sinistro e ameaçador. Fico pensando se virá chuva ou ... Leia Mais »

SESQUICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA

16 julho, 2017

Nós, brasileiros, já vivemos coisas muito estranhas. Quem não se lembra como, durante o governo Sarney, todos os meses tínhamos que ir ao Correio comprar um selo para colar na janela do carro? Tal selo representava um imposto, e a ... Leia Mais »

NO TEMPO DA CEGONHA

9 julho, 2017

Numa manhã de março de 1956, eu acordei com o meu mundo virado de cabeça para baixo. Até aquele dia, eu não observara nada diferente na minha mãe, mas naquela manhã ela me pareceu enorme dentro do seu vestido de ... Leia Mais »

COISAS TENEBROSAS

2 julho, 2017

A minha infância foi muito marcada pelo terror semanal, às vezes até diário, emanado pela Igreja Católica pré-Concílio Vaticano II. Não era nada agradável para uma criança de 5, de 8, de 10 anos ouvir, em quase todos os domingos, ... Leia Mais »

CARTA NR. 1 De Atahualpa para Katty

25 junho, 2017

Oi, Katty! Tenho certeza de que você se lembra de mim! Sou Atahualpa, o cachorro da Urda – quer dizer, agora sou um dos cachorros da Urda, embora saiba que sou o mais querido e o mais importante para ela. ... Leia Mais »