Quarta-Feira, 20 de Março de 2019 - Ano 6

Crônica da Urda Klueger

ENVELHECENDO 3

25 fevereiro, 2019

Às vezes vive-se tanto que é melhor trocar alguns nomes nas histórias vividas para não ferir suscetibilidades ou mesmo sofrer alguns processos. Então, os nomes que seguem são fictícios, mas tudo aconteceu direitinho como eu vou contar. Foi lá no ... Leia Mais »

CARTAS QUE NÃO SE REPETIRÃO JAMAIS NR 12 – DE URDA ALICE KLUEGER PARA FUNCIONÁRIOS DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NO BRASIL.

16 fevereiro, 2019

Talvez interesse aos colegas de todo o Brasil saber do que ocorreu com os donativos da Campanha da Solidariedade, efetuada em decorrência das enchentes do mês de julho em Santa Catarina. Sei apenas uma pequena parte, mas acho que os ... Leia Mais »

CARTA NR 8 – DE DOMITILA PARA KATTY

3 fevereiro, 2019

Oi, Katty, aqui a sua amiguinha Domitila, aquela gatinha de nada que a Urda criou e que agora é um feixe de elástico que pesa 6.700 g. Para formar esse tamanhão todo, além de muita ração eu fiz muitos treinamentos. ... Leia Mais »

CARTAS QUE NÃO SE REPETIRÃO JAMAIS NR 11 – DE URDA PARA O POETA MARCOS KONDER REIS

12 janeiro, 2019

Blumenau, 09 de agosto de 1983 Marcos querido: Desta vez a enchente não foi uma coisa divertida nem agradável. Ah! Meu querido, como me sinto cansada, arrasada fisicamente, com os sentidos embotados, parece que com a cabeça no ar. Desde ... Leia Mais »

CHEIRO DE GOIABA

6 janeiro, 2019

No finalzinho de 1959, meu pai nos trouxe de volta para Blumenau, depois de termos morado por quase quatro anos em Balneário Camboriu. Com as confusões que uma mudança acarreta, meus pais perderam a data de matrícula na escola onde ... Leia Mais »

Manoel Carlos Karam

3 dezembro, 2018

Foi em 1995 que fui jurada do prêmio literário Cruz e Souza, feito pelo governo de Santa Catarina em carácter nacional, e quando aceitei ser jurada (na área de romance), jamais imaginei o que viria pela frente. Foi grande o ... Leia Mais »

SER ESCRITOR

11 novembro, 2018

A vida do escritor é uma coisa muito difícil e gratificante. Há aqueles períodos em que nada se consegue escrever, quando a sensibilidade fica embotada, a imaginação falha, o cérebro torna-se pequeno e opaco, e então a vida perde o ... Leia Mais »

No Tempo da Bolacha Maria

4 novembro, 2018

Eu cresci no tempo antigo, antes da televisão, da geladeira, dos supermercados e das guloseimas sofisticadas de hoje. Na minha infância, comia-se bem, mas a variedade era pouca. Uma mesa de café farta era uma mesa que tinha pão (de ... Leia Mais »

CARTA NR 6 – DE ATAHUALPA PARA KATTY

6 outubro, 2018

Oi, Katty: Depois de amanhã eu vou fazer 11 anos. A Urda esteve me contando de novo, nesta semana, o que aconteceu: onze anos atrás eu era um bebezinho todo molhadinho, dentro da barriga daquela mamãe da qual não me ... Leia Mais »

Tia Frieda

1 setembro, 2018

(Para tia Frieda Klueger Klein) Sei que tia Wanda nasceu em 1909 e tio Erich era um recém-nascido na grande enchente de 1911. Em algum momento entre essas datas e 1922, que foi quando nasceu meu pai, veio ao mundo ... Leia Mais »