Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017 - Ano 6

Crônica da Urda Klueger

Encontro com a Infância

9 dezembro, 2017

Faz dois dias que me encontrei com a minha Infância no Bairro Itoupava Seca, perto da Eletro-Aço, e eu ia em pé na garupa da bicicleta do meu pai! Como numa voragem, o coração me carregou no Tempo e retrocedeu ... Leia Mais »

OS MENINOS DO CHACO

3 dezembro, 2017

Excerto do livro”Viagem ao Umbigo do Mundo”, publicado em 2006 Então paramos em mais um posto de abastecimento ao longo da longa tira de asfalto que cortava o Chaco argentino. Eu morria de fome, e tratando de cumprir as ordens, ... Leia Mais »

A ROSA E O SORVETE, Ê JOÃO!

26 novembro, 2017

No final de 1966 eu vi televisão a primeira vez – durante 15 minutos, um pedacinho de novela – e fiquei encantada com aquela novidade. Mas voltei a ver televisão de novo lá por 1968 ou 69, e muita a ... Leia Mais »

AS DELÍCIAS DE UM PAÍS DOCE

19 novembro, 2017

Estou voltando de uma viagem pelo Noroeste da América do Sul, e fiquei pensando sobre o que contaria primeiro para vocês. Aconteceram mil coisas e situações, vi coisas interessantíssimas, conheci inúmeras pessoas, de maneira que fica difícil escolher o que ... Leia Mais »

Minha horta era uma piscina

4 novembro, 2017

Para Onice Sansonovicz Pois é, minha horta era uma piscina que um dia foi enchida de terra. Era terra magra, tirada do âmago de algum morro amarelado, e que eu fui alimentando, alimentando, com todas as cascas e talos, e ... Leia Mais »

Aimar Kãm-Rem

28 outubro, 2017

Hoje conheci o Sr. Aimar Kãm-Rem, e ainda estou emocionada por ter tido a oportunidade. Quem é ele? Um artista do cinema internacional, um famoso cientista estrangeiro? Nada disso, Aimar Kãm-Rem é genuinamente catarinense, mais genuinamente catarinense do que qualquer ... Leia Mais »

O DIA EM QUE EU DESCOBRI QUE AMAVA MEU PAI

21 outubro, 2017

1961. Eu só me dei conta que a coisa era séria mesmo quando ninguém foi para a aula. Estava no segundo ano primário, e para qualquer criança daquele tempo faltar a um dia de aula sem estar muito doente era ... Leia Mais »

MEU CACHORRO ATAHUALPA (1)

8 outubro, 2017

(Para Bartolomeu Moreira Monteiro) Penso que, no mundo dos cachorros, Atahualpa às vezes aparece como um cachorro exibido, como algumas crianças que viajam para a Disney e depois ficam se pavoneando na escola, cheias de importância, diante de amiguinhos que ... Leia Mais »

A MINHA PRIMEIRA ÁRVORE

24 setembro, 2017

Na primeira casa da minha infância havia, ao lado, um quadrado de grama onde a minha mãe quarava roupa, e, no meio desse quadrado, a primeira árvore importante da minha vida. Era um velho pé de Pflaumen (acho que é ... Leia Mais »

PROJETO GEMINI

16 setembro, 2017

Sempre digo que me criei numa época maravilhosa, onde aconteceram coisas tão fantásticas como nunca o mundo tinha visto. Essas coisas vão desde os Beatles até o movimento hippie, com sua quebra dos valores estabelecidos, e entre elas, sem dúvida, ... Leia Mais »