Quarta-Feira, 24 de Maio de 2017 - Ano 6

Crônica da Urda Klueger

LEMBRANDO DA ESTRADA DE FERRO

21 maio, 2017

Escrita em 1995 – com novas informações sobre o que aconteceu a seguir incluídas no ano de 2017) Como num bom filme de Western, tínhamos uma estrada-de-ferro aqui no Vale do Itajaí, desde o começo do século até 1966 ou ... Leia Mais »

Mães que se reciclam

13 maio, 2017

(Para Ivani Butzke e para Minervina Klueger, minha mãe) – Escrito no ano 2000 Se tivesse tido a oportunidade, minha mãe teria sido uma geógrafa, tal o seu gosto por saber tudo a respeito dessa ciência. Mas ela só teve ... Leia Mais »

Dona Lavínia e o Gino

2 abril, 2017

(Excerto do livro “No tempo da Ana Bugra”, publicado em 2016) Quando o meu pai e o seu sócio desfizeram os negócios, na Praia de Camboriú, ele logo veio para Blumenau para recomeçar a trabalhar no velho emprego e arranjar ... Leia Mais »

A mulher de Caracas

25 março, 2017

(Fez 4 anos, neste mês, que ele partiu. Minha humilde homenagem.) (Para Hugo Chávez Frías) Éramos um pouco mais de 20 brasileiros daqui de Santa Catarina em Caracas. Fôramos por causa do Fórum Social Mundial, mas do Fórum eu só ... Leia Mais »

CONVERSANDO COM A MINHA MÃE – 6

19 março, 2017

Está cheinho de boas almas com quem conversar hoje, pois a gente do Bem é grande, mas sinto que hoje devo conversar com a mãe, que tanto viu e tanto soube e tanto sentiu deste país, desde antes do tempo ... Leia Mais »

O HOMEM DE SANTA HELENA DE UAIRÉN

12 março, 2017

Nesta semana fez 04 anos que ele partiu. Minha modesta homenagem, abaixo, àquele que representava, para mim, a Esperança. (Para Hugo Chávez Frías) Era dia de tomar o rumo do Brasil. Na boca da noite, dirigi-me à rodoviária de Ciudad ... Leia Mais »

O HOMEM DE CIUDAD BOLÍVAR

5 março, 2017

Amanhã, dia 06.03.2016, faz 04 anos que ele partiu. Minha modesta imagem, abaixo, àquele que representava, para mim, a Esperança. (Para o homem da rodoviária de Ciudad Bolívar e para Hugo Chávez Frías) Mais ou menos dez da noite, e ... Leia Mais »

Dra. Adair, a grande dama de Canoinhas

1 março, 2017

Homenageando a saída do maravilhoso livro “O meu lugar”, de Adair Dittrich, volto a compartilhar a crônica abaixo. (Para Dra. Adair Dittrich, de Canoinhas/Brasil) Muitas e muitas cidades não têm uma grande dama – há muitas que sequer sonham com ... Leia Mais »

O MOVIMENTO HIPPIE PASSOU PELA MINHA COZINHA

26 fevereiro, 2017

Às vezes, pessoas jovens com quem convivo me perguntam se eu fui hippie. Eu fico me questionando: fui? Não fui? Bem, eu não botei a mochila nas costas e fui para as estradas, como os hippies faziam, nem sentei em ... Leia Mais »

FEVEREIRO NA PRAIA GRANDE DO ITAPOCOROY

10 fevereiro, 2017

Eu lembro muito bem: era fevereiro, e eu estava adolescendo naquele tempo mágico em que amávamos os Beatles e os Rolling Stones. Meu pai tinha um restaurante lá na Praia Grande do Itapocoroy, mas eu nunca morei lá: ficava em ... Leia Mais »